terça-feira, 16 de agosto de 2011

Escola deve estar atenta às diferenças

publicado no Jornal O POVO

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/08/09/noticiafortalezajornal,2277344/escola-deve-estar-atenta-as-diferencas.shtml

“A sociedade é que tem que se preparar para entender que a diferença existe e que a gente tem que viver com ela”. E ressalta o respeito aos limites de aprendizado da criança que tem algum tipo de deficiência. “É preciso acreditar nas reais potencialidades de seus filhos”.
Para o vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Síndrome de Down no Nordeste, Domingos Timbó, não são os deficientes que precisam ser preparados para a escola regular.

A participação familiar é outro destaque nesse processo educacional. “Não dá para fazer um trabalho isolado. A escola deve ter uma profunda comunicação com os pais”. Além disso, o suporte psicológico também se faz essencial. “A escola tem que buscar recursos técnicos para conseguir cumprir a sua escolha. Quanto mais se conhece, mas é possível cuidar”.

“Toda forma de exclusão é resultado de uma incompetência técnica da escola que não sabe encontrar respostas para as dificuldades no processo de educação”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares.

Para ele, a escola deve estar atenta às singularidades dos alunos e suas demandas. “Cada criança exige um tipo de aprendizagem. A escola não pode desistir de buscar uma solução de ensino”, destaca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário